Skip to content
Médico Alergista | Dra. Brianna Nicoletti

O que faz o Médico Alergista?

O médico alergista ou alergologista é responsável por investigar os sintomas, diagnosticar alergias ou disfunções do sistema imunológico e indicar um tratamento para controle da doença. O profissional atua ainda na prevenção, com aconselhamento para evitar o desenvolvimento de situações alérgicas e inflamatórias.

Introdução

Espirros constantes, coceira no nariz e na garganta, tosse… imagine conviver com esses sintomas e não ter um diagnóstico?

As alergias afetam cerca de 30% dos brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). Elas manifestam reações inflamatórias determinadas por agentes ou substâncias considerados “estranhos” ao organismo após sensibilização e podem ser de diferentes tipos: respiratórias, oculares, cutâneas, alimentares, entre outras.

Embora muitos dos sintomas de alergia não sejam graves, como coriza, manchas na pele, coceira e espirros, viver com eles pode ser bastante incômodo. E, dependendo da alergia e do quadro do paciente, a situação pode se agravar rapidamente e causar angioedema e anafilaxia, colocando a vida do paciente em risco.

Para prevenir, diagnosticar e tratar de forma correta as alergias é que existe o médico alergologista ou alergista. Os profissionais desta área contribuem para o controle dos sintomas e no auxílio da manutenção da saúde e bem-estar de crianças e adultos que, em muitos casos, vão conviver com a condição ao longo da vida. O especialista atua ainda na prevenção, com aconselhamento para evitar o desenvolvimento de situações alérgicas e inflamatórias.

O que faz o médico especialista em alergia?

O médico alergista é especialista nas doenças alérgicas e outras condições e disfunções do sistema imunológico. O profissional atua para detectar e auxiliar na prevenção dos fatores desencadeantes da alergia e prescrever tratamentos para controle dos sintomas, controle da doença ou, quando possível, cura da condição.

Além disso, o médico especialista atua na educação e orientação de pacientes e familiares, informando sobre como prevenir crises e conviver com a alergia crônica sem prejudicar a qualidade de vida e as tarefas do dia a dia.

O médico especializado em alergia também é imunologista, e, por isso, pode avaliar a imunidade do paciente e seus sistemas de defesa contra doenças, além de diagnosticar e tratar algumas patologias imunológicas. Questões como imunodesregulação, imunodeficiência e situações recorrentes de infecção como cândida, herpes e Papilomavírus Humano (HPV) são condições que frequentemente o imunologista investiga e auxilia no tratamento.

Quais doenças o médico alergista trata?

O profissional é especialista em doenças que acometem o sistema imunológico desencadeadas por fatores alérgicos. E, neste caso, as principais manifestações são: rinite, conjuntivites, sinusites alérgicas, tosse crônica, bronquite ou asma alérgica, doenças da pele (urticária e eczemas/dermatites), alergia de contato com substâncias, alergia a medicamentos, alergia a alimentos, alergia a picadas de insetos, alergia ao látex (objetos com borracha) e alergias relacionadas ao ambiente de trabalho.

Prick Teste ou Teste de Puntura | Dra. Brianna Nicolleti
Prick Test: exame feito na pele para determinar se um paciente tem alergia IgE imediata

Qual a importância do médico especialista em alergias?

O número de casos de alergia cresce a cada ano, haja visto o aumento na exposição dos pacientes a fatores que podem ser desencadeantes alérgicos, como poluição, alérgenos, medicamentos, alimentos, entre outros.

E, ao considerar o impacto das alergias na rotina dos indivíduos e o quanto contribuem para o prejuízo social e piora da qualidade de vida, notamos a necessidade do profissional capacitado para investigar os sintomas, diagnosticar a condição e tratar de forma adequada, controlando as crises alérgicas e proporcionando conforto.

Quais tratamentos são realizados por um médico alergista?

O tratamento depende do tipo de alergia e do caso de cada paciente. Em muitas situações, o profissional indica a higiene ambiental, que consiste na limpeza da casa ou local que o paciente alérgico utiliza a fim de evitar o contato com os alérgenos causadores de crises alérgicas, como poeira, ácaros, pelos de animais e gramíneas.

Associado a isso, há a indicação de medicamentos antialérgicos, corticosteroides, para controle da doença e alívio dos sintomas, de uso oral ou tópico. Em situações de anafilaxia, pode ser prescrita a adrenalina autoinjetável.

Atualmente, os pacientes podem contar com uma nova alternativa para controle dos casos alérgicos. A imunoterapia, ou também chamada de vacina antialérgica, permite tratar a causa da alergia. Ou seja, a medicação atua modificando a resposta do sistema imunológico, fazendo com que o paciente passe a tolerar melhor o alérgeno que antes provocava as reações inflamatórias alérgicas.

Quando procurar um médico alergista?

Sintomas como coceira na pele, nariz e garganta, espirros constantes, coriza, falta de ar, inchaço na face, manchas vermelhas ou lesões na pele são os primeiros sinais de alerta. Ao notá-los, é indicado buscar ajuda de um profissional especializado.

Lembrando que algumas alergias podem evoluir para quadros graves rapidamente. Além disso, a falta de tratamento correto pode aumentar a frequência das crises alérgicas. Ter o diagnóstico correto auxilia no controle dos sintomas e redução dos episódios.

Mas, é importante destacar que esses sinais e sintomas podem indicar muitas doenças. Por isso, observe a frequência e, principalmente o contexto: os sintomas surgem após o contato com alguma substância? Ou após ingerir algum alimento ou medicamento? Essas informações serão válidas para investigação da causa da alergia.

Perguntas dos Pacientes

1. O que é um alergologista?

O médico alergologista ou alergista atua na prevenção, investigação, diagnóstico e tratamento de alergias e condições relacionadas ao sistema imunológico.

2. O que faz um médico alergista?

O profissional dessa área é capaz de investigar e detectar doenças alérgicas e prescrever o tratamento a fim de promover qualidade de vida, com redução dos episódios de alergia, alívio dos sintomas e, em alguns casos, a cura da doença.

3. O que é alergia?

As alergias são reações inflamatórias desencadeadas por agentes ou substâncias considerados “estranhos” ao organismo. As alergias mais comuns são respiratórias (rinite, asma), oculares, cutâneas (dermatites, urticárias), alimentares, a picadas de insetos e a medicamentos.

4. Quando procurar um médico especialista?

Algumas alergias podem evoluir rapidamente para quadros graves. Ou, a falta de tratamento pode causar episódios cada vez mais recorrentes. Por isso, ao notar qualquer sintoma similar aos de alergia, é indicado buscar ajuda profissional. Ter o diagnóstico correto auxilia no controle dos sintomas e redução das crises.
Sintomas como coceira pelo corpo, no nariz e garganta, espirros, coriza, falta de ar, inchaço na face, machas vermelhas ou lesões na pele são sinais de alerta. Fique atento.

Back To Top