Skip to content
Alergia a Medicamentos | Dra. Brianna Nicoletti

Alergia a medicamentos: tudo o que você precisa saber sobre essa perigosa condição

A alergia medicamentosa é uma reação do sistema imune a determinada substância presente em medicamentos. Pode causar coceira, olhos vermelhos, inchaço na face e, em casos mais graves, anafilaxia.

Introdução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 30% da população possui algum tipo de alergia. E, entre elas, está a alergia medicamentosa, tipo cada vez mais comum entre os brasileiros.

A condição é caracterizada pela reação do sistema imunológico quando entra em contato com alguma droga considerada alergênica. Os sintomas variam de coceira e angioedema (inchaço) na face, até anafilaxia, que pode colocar a vida do paciente em risco.

Alguns estudos apontam que anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são a primeira causa de reação alérgica a medicamentos no Brasil. E, detalhe: a hipersensibilidade pode ocorrer mesmo que o paciente já tenha utilizado a medicação por um longo período e não tenha apresentado sintomas anteriormente. Por isso, só use medicamentos com orientação médica e busque ajuda caso note qualquer reação adversa.

O que é alergia a medicamentos?

A alergia a medicamentos é uma reação adversa do organismo após o contato com determinadas substâncias encontradas nos remédios. Ou seja, o sistema imunológico reage à medicação e produz anticorpos para eliminar a substância do corpo. Essa ação é chamada de Reação de Hipersensibilidade a Medicamentos (RHM) imunológica (alérgica).

Os casos de hipersensibilidade imunológica correspondem de 5 a 10% das reações a medicamentos e podem ser mediadas por IgE (imediatas), como por exemplos os quadros de anafilaxia causados após a administração de dipirona ou penicilina, ou não-mediadas por IgE (tardias), como as vasculites, eczemas ou Necrose Epidérmica Tóxica (NET), causadas por anticonvulsivantes.

Toda reação a medicamentos é alergia?

Há casos de reações adversas por medicação não imunológicas, ou seja, não alérgicas. Nestes casos, os sintomas são semelhantes, mas desencadeados por outros mecanismos.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas podem surgir poucos minutos depois da administração da medicação, seja por via intravenosa, oral ou uso tópico. Geralmente, os pacientes apresentam coceira, angioedema (inchaço) no rosto e garganta, olhos vermelhos, tortura e podem ter desmaios. Em casos mais graves, a alergia pode evoluir colocando o paciente em risco de perder a vida.

Diante dos sintomas de alergia, é importante buscar ajuda médica rapidamente para que as condutas adequadas sejam tomadas para reestabelecer a saúde do paciente, evitando quadros mais graves com risco de morte.

Como é feito o diagnóstico da alergia a medicamentos?

O histórico clínico do paciente auxilia na investigação da causa da reação a determinado medicamento. O diagnóstico da alergia é baseado no exame clínico das lesões e observação de sinais e sintomas. Além disso, existem alguns testes alérgicos e sanguíneos que podem ser indicados para identificação de alergia a alguns tipos de medicamentos como penicilinas e os anestésicos locais.

Quais as opções de tratamento?

Após a identificação correta da medicação desencadeadora da alergia, a primeira ação é suspender o uso. Depois, o médico inicia o tratamento para controle dos sintomas alérgicos com anti-histamínicos (orais ou injetáveis), e derivados da cortisona (orais, tópicos cutâneos ou injetáveis). Caso o paciente apresente quadros mais graves, como anafilaxia, é necessário administrar adrenalina e/ou outras drogas com efeito antialérgico.

Quando suspeitar de um quadro de alergia a medicamentos?

Ao notar qualquer sintoma como olhos vermelhos, coceira, inchaço, e que coincida com o uso de um medicamento, já é possível suspeitar de alergia. Vale ressaltar que a hipersensibilidade a medicamentos é uma importante causa de morbidade e mortalidade dos pacientes. Então, ao suspeitar, procure por atendimento médico rapidamente.

Perguntas dos Pacientes

1. Quanto tempo dura uma reação alérgica medicamentosa?

Pode se manifestar imediatamente após o uso do medicamento ou de maneira tardia, alguns dias depois o uso da droga. As reações devem sumir em alguns dias, após o paciente iniciar o tratamento adequado.

2. Quais medicamentos provocam alergia?

Muitas substâncias podem provocar manifestações alérgicas, inclusive aquelas que o paciente já usou anteriormente e não havia apresentado sintoma. São exemplos medicamentos como os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), dipirona, penicilina e anticonvulsivantes.

3. Como identificar uma alergia medicamentosa?

Caso o paciente apresente sintomas como coceira, angioedema (inchaço) no rosto e garganta, vermelhidão nos olhos, tortura e desmaios, principalmente após o uso de algum medicamento, seja uso tópico, oral ou injetável, é importante buscar por ajuda médica para identificação da alergia e início do tratamento.

Referências:
Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

Back To Top