Skip to content

Candidíase de repetição: esse pode ser o motivo da coceira e desconforto na região íntima

A candidíase de repetição é caracterizada pela recorrência no diagnóstico de candidíase em um curto período de tempo. A doença pode causar coceira na vagina ou dor na região, ardência ao urinar, desconforto em relações sexuais e corrimentos.

Introdução

Coceira, ardor ao urinar, desconforto para ter relações sexuais? Você já teve algum desses sintomas? Esses são sinais comuns de candidíase, infecção causada pelo fungo Candida albicans. A doença afeta cerca de 75% das mulheres em algum momento da vida.

Já a candidíase de repetição, também conhecida como candidíase recorrente, ocorre em pelo menos 5% desses casos. A condição é caracterizada pela recorrência da infecção. Ou seja, chamamos de candidíase de repetição quando uma mulher apresenta a infecção quatro vezes ou mais em um curto período de tempo.

O que é Candidíase?

A candidíase é uma infecção comum causada por um fungo chamado Candida albicans e, embora possa ocorrer em homens e mulheres, é mais incidente na população feminina.

O fungo pode ser transmitido por relações sexuais ou adquirido após situações de desequilíbrio do organismo, como situações de estresse, doenças imunossupressoras e até dietas ricas em açúcares e carboidratos. Normalmente é encontrado na boca, garganta, intestino e região genital.

O que é Candidíase de Repetição?

A candidíase de repetição é constatada quando o paciente tem quatro vezes ou mais a infecção por ano. A recorrência pode estar relacionada a alterações imunológicas e, principalmente, ao estilo de vida do paciente ou fatores inflamatórios que possam colaborar para esse quadro, contribuindo para um desequilíbrio imunológico.

Quais as causas da Candidíase vaginal?

Muitas são as causas da candidíase. Por isso, é importante buscar ajuda médica para investigar e evitar os motivos que podem manifestar a doença.

A infecção pode estar relacionada com quadros de constipação intestinal, dieta rica em açúcar e carboidratos, variações hormonais e desequilíbrios do organismo que podem ser causados por estresse, medicamentos, doenças imunossupressoras e diabetes. Isso porque esses fatores contribuem para debilidade do organismo e desequilíbrio da flora vaginal, diminuindo a população de lactobacilos benéficos e facilitando a proliferação fúngica. E a frequência desses fatores favorece para a recorrência da infecção.

Candidíase de Repetição | Dra. Brianna Nicoletti

Quais os principais sintomas?

Os sintomas mais frequentes da candidíase vaginal incluem coceira na região genital (vagina ou pênis) ou dor, ardência, principalmente ao urinar, desconforto durante as relações sexuais, corrimento branco, em grumos e geralmente sem cheiro e inchaço ou vermelhidão na área.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito após avaliação clínica e identificação dos sintomas apresentados pelo paciente. No entanto, exames laboratoriais auxiliam na detecção do tipo de fungo causador da infecção e, assim, ajudam o médico a adotar tratamentos específicos.

Como prevenir a candidíase vaginal?

É importante ressaltar que a candidíase vaginal está relacionada a alguns hábitos de vida.

Melhorar a alimentação, a ingestão de água, os hábitos de higiene íntima, investir em roupas mais leves e mais confortáveis, cuidar da qualidade do sono e saúde intestinal e controlar o estresse são ações essenciais para prevenção da infecção.

Como é feito o tratamento?

O tratamento varia de acordo com o caso, por isso é importante buscar atendimento médico para avaliar a conduta mais eficaz. O tratamento pode ser medicamentoso, com cremes locais ou antifúngicos e corticoides via oral.

Já para a infecção por repetição, há a possibilidade de indicar vacinas imunoestimulantes para Candida. Nestes casos, a atuação do ginecologista e alergista imunologista juntos traz bons resultados para o paciente.

Perguntas dos Pacientes

1. O que provoca candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans, que pode surgir após situações que causem debilidade no organismo, como estresse, uso de medicamentos, doenças imunossupressoras e até alimentação inadequada.

2. Como pega candidíase?

A doença é causada por um fungo que pode ser transmitido sexualmente ou adquirido após situações de desequilíbrio do organismo, que causam diminuição da população de lactobacilos benéficos e facilitando a proliferação fúngica.

3. Como curar candidíase?

O tratamento varia de acordo com a espécie de fungo, intensidade e recorrência da doença. As opções vão desde cremes tópicos locais e medicamentos orais até vacinas imunoestimulantes. Por isso, é necessário buscar avaliação médica ao sentir qualquer um dos sintomas.

Referências:
Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

Back To Top