Skip to content
Vacina da gripe e alergias: quais cuidados ter?

Vacina da gripe e alergias: quais cuidados ter?

Outono e inverno são os períodos de maior incidência de gripe. Segundo dados da Organização Pan Americana de Saúde, a doença mata de 300 mil a 500 mil pessoas a cada ano em todo o mundo. Para reduzir as chances de adquirir o vírus da influenza, que pode evoluir para uma pneumonia, a melhor saída é a vacinação.

É importante saber que a vacina da gripe (influenza) disponibilizada no Brasil (trivalente com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, e quadrivalente, com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B) é inativada. Portanto, não tem como causar doença.

“Muitas pessoas acham que se tomarem a vacina da gripe vão ficar gripadas. Isso não é verdade. O que pode acontecer é que, como a vacina dura em média três semanas para começar a fazer efeito, durante este período, aumenta a chance do indivíduo adquirir o vírus e manifestar os sintomas da gripe”, explica a Dra. Brianna Nicoletti.

Riscos da vacina da gripe

Outra dúvida que gira em torno do assunto é sobre a alergia da vacina da gripe. Segundo a especialista, é seguro se prevenir e a indicação é que as pessoas tomem a vacina. “No passado, a vacina da gripe continha uma pequena quantidade de proteína do ovo. Nas vacinas de hoje, esse não é mais o caso. Sendo assim, até mesmo quem tem alergia à proteína do ovo pode se vacinar sem riscos”, explica a médica alergista e imunologista Dra. Brianna Nicoletti .

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), o ideal é que pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina da gripe ou a dose anterior conversem com seus médicos para avaliarem o caso.

Reações adversas

Logo após a vacinação, algumas pessoas podem sentir dor, vermelhidão e endurecimento no local. Essas reações são leves e desaparecem em até 48 horas. As reações anafiláticas são raras.

A indicação é que todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença, tomem a vacina da gripe. Consulte a Dra. Brianna Nicoletti para mais informações!

Back To Top